Há diferentes versões para relatar a associação da figura do Papai Noel com o Natal. Aqui, está uma delas.A lenda do Papai Noel.
Papai Noel, um dos símbolos ocidentais mais queridos pelas crianças nas festas e Decorações de Natal, tem uma história antiga, inspirada em um bispo chamado Nicolau. Nascido em Mira (atual Turquia), no final do século III, o bondoso Nicolau costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas junto às chaminés das casas.
Após vários relatos de milagres atribuídos a ele, a Igreja Católica declarou Nicolau como santo, e o dia 6 de dezembro celebra as festividades nicolinas.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal começou na Alemanha e se espalhou pela Europa, sempre associando sua figura à bondade e aos presentes para as crianças. Nos Estados Unidos, ele é conhecido como Santa Claus; no Brasil, como Papai Noel; e em Portugal, como Pai Natal.
O Papai Noel é representado por um homem velhinho, gordo, com longa barba e ar de bonzinho, que usa uma roupa vermelha com detalhes brancos. Em suma, essa representação surgiu apenas em 1886. Antes disso, o Papai Noel era representado com trajes verde-escuros e marrons. A representação mais atual do Papai Noel se popularizou devido a uma campanha publicitária da marca multinacional Coca-Cola.
A lenda do Papai Noel…
Havia três belas irmãs que não podiam se casar porque o pai delas não tinha condições de pagar seus dotes, algo essencial antigamente. Os dotes não apenas permitiam o casamento, como evitavam condições para que as moças se prostituíssem ou se tornassem escravas. Ao saber daquela situação, São Nicolau se comoveu e jogou pela chaminé da casa da família três sacos com moedas de ouro. Os sacos caíram dentro de meias penduradas na lareira, que pertenciam às moças.
A partir dessa narrativa, nasceu o costume de se pendurar meias nas lareiras das casas (ou colocar sapatinhos na janela, para quem não tem lareira). Devemos sempre realizar isso na noite de 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, para que, durante a madrugada, o bondoso santo encha com presentes as meias e os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.
Por isso, segundo a tradição europeia, Pedro Preto acompanha São Nicolau e o ajuda a distribuir doces, pães de mel e moedas de chocolate.
O Papai Noel possui uma imagem cativante e afetiva para as crianças. Afinal, é para ele que fazem os seus pedidos e é dele que recebem os presentes na noite de Natal.
Em algumas tradições, a data correta para se montar as Decorações de Natal é 6 de dezembro, dia de São Nicolau.
Adaptação de conteúdo de fontes diversas