A antiga expressão “está parecendo uma árvore de natal” é usada para descrever alguém ou algo com excesso de informações visuais, quando cores, estilos, formas e texturas esbarram com pouca (ou nenhuma) identidade entre si. De certa forma, essa frase “ofende” não apenas a pessoa ou o objeto adornado, mas também a própria árvore de Natal, que pode, sim, ser coerente, elegante e com identidade, mesmo que repleta de adornos.
Para montar uma árvore de Natal tradicional bem elegante, é necessário evitar muitas misturas. Se você é do tipo que gosta de ser associado a bom gosto, fique ligado em algumas dicas simples relacionadas a escolhas corretas e prepare-se para receber os elogios!
Vamos lá? Confira a seguir o passo a passo de Como montar árvores de Natal mais elegantes e tradicional árvore de Natal verde. Mas, antes de começar, escolha um local apropriado e seguro, adequado às dimensões da árvore, próximo a um ponto de energia e longe de objetos que ofereçam risco a crianças, idosos ou animais.
1. ESCOLHA A ÁRVORE VERDE
- Opte por um modelo que seja bem farto em número de galhos.
- Caso a sua árvore não seja muito farta, torne-a visualmente mais cheia enrolando a haste central com festão verde. Isso fará “desaparecer” os vazios entre os galhos e dará à árvore um ar de nova.
- Movimente os vários galhos de cada braço em muitas direções, assim como são os pinheiros legítimos. Além de ficar mais natural, esse procedimento também ajuda a tirar os espaços e a sensação de “buracos” na árvore.
2. INSTALE O PISCA POR DENTRO
- Não abra mão da possibilidade de iluminar sua árvore. Assim, se forem bem aplicados, os cordões de pisca são como um coração saudável para a decoração natalina.
- Escolha um modelo com selo do Inmetro e observe se a voltagem está correta.
- Prefira piscas com luz branca-quente, para um visual mais natural e aconchegante, e use abundantemente na parte de dentro dos galhos. Os pequenos pontos de luz devem vir “de dentro” da árvore, evitando o estranho visual de fios aparentes.
- Para calcular a quantidade ideal, imagine que uma árvore com 1,80 m de altura fica linda com o equivalente a 400 minilâmpadas.
3. ESCOLHA UM ESTILO E SEJA FIEL A ELE
- Essa é uma decisão essencial para a elegância da árvore.
- Seja vintage, romântico, modernista ou futurista, o estilo precisa ser coerente com a sua própria personalidade e com o ambiente onde a árvore estiver inserida.
- Por exemplo, se você optou por algo vintage, pesquise na internet e em livros os objetos da época que você quer retratar e fique seguro para fazer escolhas baseadas em suas pesquisas e possibilidades.
- O estilo da decoração ditará as orientações para o TEMA, a sua próxima decisão.
4. ESCOLHA O TEMA
- Essa decisão caminha de mãos dadas com a escolha do estilo.
- Por exemplo, se você quer um estilo vintage com tema infantil, suas pesquisas e opções o direcionarão a cores, formas, texturas e objetos que deixem o resultado meigo e coerente com a identidade escolhida.
- Continuando com o exemplo de uma decoração vintage infantil. Suponha que você tenha percebido que miniursos ficariam lindos na árvore. Ótima escolha! As roupinhas, cores e texturas precisarão ser coerentes com o tal estilo vintage que você busca. Complemente os espaços entre os ursos com outros minibrinquedos ou algum outro símbolo de Natal (bolas, por exemplo) e encontre a harmonia e o equilíbrio entre eles.
5. FINALIZE A BASE E O TOPO
- As extremidades da árvore podem revelar o bom gosto e capricho de quem a elaborou.
- Portanto, na base, uma farta e elegante saia é o suficiente para finalizar. Cuidado com o excesso de complementos, considerando a reserva de espaço para a colocação dos presentes que virão na noite de Natal.
- No topo, uma estrela, um laço, um Papai Noel ou outro elemento, desde que coerente com a decoração do corpo da árvore, é o bastante. Portanto, evite excessos.
Pesquise, planeje e decida antes de começar a montar sua árvore. Esse é o principal segredo para o Como montar árvores de Natal mais elegantes.
Fotografe suas criações e compartilhe em suas redes sociais para inspirar seus amigos.
Sucesso e Boas Festas!
Jaci Madsen
Rio de Janeiro, Natal de 2018